sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Escola suspende aulas por falta de merenda.



A escola municipal Antônio Campos, localizada no bairro de Mãe Luíza,em Natal, suspendeu suas aulas nesta sexta-feira (26). Ao contrário das outras instituições que aderiram ao movimento grevista por reivindicações salariais, a escola não tinha paralisado suas atividades, mas foi obrigada a fazer a suspensão das aulas por falta de merenda.

Em reunião na manhã desta sexta-feira, pais, professores e o Conselho Escolar debateram sobre os problemas na escola, que deveria ter recebido o repasse para a merenda até quarta-feira da semana passada. No entanto, ainda era servida aos estudantes a merenda do ano passado, o que não foi suficiente.

Com a impossibilidade de alimentar os estudantes nesta sexta, foi decidido suspender as aulas desta sexta-feira e aguardarão que o repasse para a merenda seja efetuado até a segunda-feira (1º).

Além da escola Antônio Campos, há informações de que outras escolas passam pelo mesmo problema de falta de merenda na rede municipal.

Fonte: tribunadonorte.com.br
Publicação: 26 de Fevereiro de 2010 às 09:46

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

CARNAVAL A MAIOR FESTA POPULAR DO BRASIL!!


O carnaval é considerado uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo. Tem sua origem no entrudo português, onde, no passado, as pessoas jogavam uma nas outras, água, ovos e farinha. O entrudo acontecia num período anterior a quaresma e, portanto, tinha um significado ligado à liberdade. Este sentido permanece até os dias de hoje no Carnaval.


História do Carnaval

O entrudo chegou ao Brasil por volta do século XVII e foi influenciado pelas festas carnavalescas que aconteciam na Europa. Em países como Itália e França, o carnaval ocorria em formas de desfiles urbanos, onde os carnavalescos usavam máscaras e fantasias. Personagens como a colombina, o pierrô e o Rei Momo também foram incorporados ao carnaval brasileiro, embora sejam de origem européia.

No Brasil, no final do século XIX, começam a aparecer os primeiros blocos carnavalescos, cordões e os famosos "corsos". Estes últimos, tornaram-se mais populares no começo dos séculos XX. As pessoas se fantasiavam, decoravam seus carros e, em grupos, desfilavam pelas ruas das cidades. Está ai a origem dos carros alegóricos, típicos das escolas de samba atuais.

No século XX, o carnaval foi crescendo e tornando-se cada vez mais uma festa popular. Esse crescimento ocorreu com a ajuda das marchinhas carnavalescas. As músicas deixavam o carnaval cada vez mais animado.

A primeira escola de samba surgiu no Rio de Janeiro e chamava-se Deixa Falar. Foi criada pelo sambista carioca chamado Ismael Silva. Anos mais tarde a Deixa Falar transformou-se na escola de samba Estácio de Sá. A partir dai o carnaval de rua começa a ganhar um novo formato. Começam a surgir novas escolas de samba no Rio de Janeiro e em São Paulo. Organizadas em Ligas de Escolas de Samba, começam os primeiros campeonatos para verificar qual escola de samba era mais bonita e animada.

Carnaval de Recife - Bonecos Gigantes Bonecos gigantes em Recife

O carnaval de rua manteve suas tradições originais na região Nordeste do Brasil. Em cidades como Recife e Olinda, as pessoas saem as ruas durante o carnaval no ritmo do frevo e do maracatu.

Os desfiles de bonecos gigantes, em Recife, são uma das principais atrações desta cidade durante o carnaval.

Na cidade de Salvador, existem os trios elétricos, embalados por músicas dançantes de cantores e grupos típicos da região. Na cidade destacam-se também os blocos negros como o Olodum e o Ileyaê, além dos blocos de rua e do Afoxé Filhos de Gandhi.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

TEXTO PARA O INÍCIO DAS AULAS.


ESTE ANO SERÁ UM SUCESSO SE...
Este ano será um sucesso se...
houver um sorriso de otimismo,um sonho de beleza em seu coração e poesia nas pequenas coisas: na simplicidade da flor,na inocência das crianças, no silêncio interior,na amizade, no momento presente,na oportunidade de ser bom, ser amigo e compreensivo;sensível ao sofrimento alheio,grato ao passado que lhe proporcionou experiências para o futuro.
Este ano será um sucesso se...
você for franco sem ferir,tiver fé em si, no próximo e em Deus e,acima de tudo, expressar o que pensa do outro com uma palavra de carinho, de apoio,de reconhecimento, de bondade e encorajamento.
Este ano será um sucesso se...
você souber vencer a preguiça, o orgulho,a indiferença ao sofredor, a tentação da riqueza, da intriga e da inveja,da intolerância ao ignorante, ao que tem idéias diferentes das suas,ao menos inteligente, ao egoísta, ao mesquinho.
Este ano será um sucesso se...
você socorrer a quem precisa, aconselhando-o,estendendo-lhe a mão, dando-lhe ajuda no momento certo,economizando bens materiais,esbanjando amor e solidariedade,entendendo a criança e o idoso,o adulto que não teve infância e aquele que não sabe amar.
Este ano será um sucesso se...
você der um “bom dia” de coração eenfrentar com esportividade as desventuras, semear a paz e o amor,vibrar com a felicidade alheia, com a beleza do sol acordando o dia,com a gota de orvalho na flor.
Este ano será um sucesso se...
você valorizar cada vitória e o mundo de oportunidadesque se abrirem diante de você e,começar cada dia com Deus!
Se você for sensível a tudo isso,então este ano será um sucesso para você e para os que viverem ao seu redor!
INTERPRETAÇÃO
Pense no texto, no ano que inicia e responda:
1) O que você fará para que seu ano e o das pessoas que o rodeiam no colégio, na família e amigos seja um sucesso?
2) Para você, que atitudes e sentimentos podem fazer com que o ano não seja um sucesso?
3) Explique a segunda estrofe do texto com suas palavras.
No texto diz que “este ano será um sucesso se você enfrentar com esportividade as desventuras...” O que será que o autor quer dizer com esta expressão?
4) Na sua opinião, é possível vivenciar todas estas atitudes descritas no texto, no dia-a-dia? Justifique.
5) Procure no dicionário o significado das seguintes palavras:•
Intriga:•Intolerância:•Mesquinhez:•Solidariedade:
Agora, escreva frases com estas palavras.
6) Faça uma ilustração sobre o texto.
OBS.:Utilizar o texto no inicio do ano.Solicitar aos alunos que leiam o texto com a família, conversem sobre ele e elaborem duas regras para uma boa convivência durante o ano.
No outro dia, retomar o texto. Cada aluno lê suas regras e, juntos elaborar as regras da turma.Lembrem-se: Estabelecer de 5 a 10 regras no máximo.Ao longo do trimestre e do ano, as regras devem ir mudando de acordo com a necessidade da turma.
Avaliação:
Quais as regras que nós conseguimos cumprir?
Quais as que devem melhorar?
Que outras regras são necessárias para a nossa turma?
Esta é apenas uma sugestão para o início do ano, a atividade de interpretação pode ser modificada e feita de acordo com a turma.
Espero que gostem.
Este texto encontrei na blog da professora Gegê.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...