Vamos refletir um pouco sobre 15 ideias presentes no dia a dia de nossa profissão e analisar como estas questões interferem na nossa prática.
1 Para ser um bom professor é preciso ter dom e vocação
Por que é um mito A docência não é uma capacidade inata, e sim uma carreira que, como outras, pressupõe esforço pessoal e formação que possibilitem o domínio de aspectos teóricos e práticos ligados à aprendizagem.
Por que derrubá-lo Um dos grandes desafios do país é a revalorização da carreira docente - com bons salários e condições de trabalho dignas para os educadores. Para que isso ocorra, é necessário que todos tenham acesso à formação inicial e continuada de qualidade. Só com estudos constantes, planejamento e dedicação, é possível ser um bom professor, ou seja, ensinar todos os estudantes.
"Não é admissível que alguém lecione apenas porque
gosta de crianças ou acredita que leva jeito. A docência exige conhecimentos
científicos."
Carlos Roberto Jamil Cury,
professor titular aposentado da Faculdade de Educação da Universidade Federal
de Minas Gerais (UFMG).
gosta de crianças ou acredita que leva jeito. A docência exige conhecimentos
científicos."
Carlos Roberto Jamil Cury,
professor titular aposentado da Faculdade de Educação da Universidade Federal
de Minas Gerais (UFMG).
2 A função mais importante da escola é formar cidadãos
Por que é um mito Não se pode desvalorizar a cultura escolar propriamente dita para dar mais importância a dimensões extracurriculares.
Por que derrubá-lo Não há como ser contra oferecer uma Educação integral aos estudantes e ensiná-los para a cidadania - ideia que começou a chegar à escola no fim do século 19. Nos últimos anos, inúmeros temas foram incorporados desenfreadamente ao currículo com esse objetivo. Porém isso não pode tomar mais tempo e energia dos professores do que atividades básicas, como a alfabetização e o ensino dos conteúdos de cada uma das disciplinas. Para dar conta dessa formação tão ampla, a articulação é o caminho. Outras instituições além da escola - como espaços culturais e associações comunitárias - podem contribuir com a aprendizagem de aspectos relacionados à cidadania e à cultura.
"As aprendizagens escolares são uma condição fundamental da cidadania. Ninguém é cidadão, de corpo inteiro, se não conhecer a língua e a história, a matemática e as ciências, a filosofia e as artes."
António Nóvoa, educador português e reitor da Universidade de Lisboa.
Leia a matéria completa em:http://revistaescola.abril.com.br/formacao/formacao continuada/15-mitos-educacao-621800.shtml?page=2
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