sexta-feira, 27 de abril de 2012

Tema profissões/plano 2


O trabalho de cada um: as diversas profissões

Autora Mariane Éllen da Silva

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

 Conhecer as várias profissões, suas áreas de atuações e a importância para a sociedade;
 Representar por meio de desenhos algumas profissões;
 Realizar entrevistas sobre o tema;
 Comparar algumas profissões do passado com as atuais.

Duração das atividades

Aproximadamente 300 minutos – Cinco (5) atividades de sessenta (60) minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Professor, é necessário que o aluno tenha habilidades básicas de leitura e escrita. Deverá também ser capaz de expor seu pensamento através da linguagem oral.

Estratégias e recursos da aula

1ª Atividade:

Professor, organize a turma em roda de conversa e proponha algumas brincadeiras sobre profissões. Sugerimos:

Assentados em roda, motive os alunos para a brincadeira. Professor diga: "Estou pensando em alguém que faz pão". Os alunos tentam adivinhar e dizer o nome da profissão. Quando alguém acertar, deverá escrever na lousa o nome da profissão.
O jogo continua, com o aluno seguinte,  na roda. Sugestões: conserta sapatos, faz comida... 

Professor, com os alunos organizados em uma roda, leia e cante a letra da música sugerida abaixo. Combine com a turma que no momento de falar o nome de uma profissão, os alunos deverão fazer mímicas. Você poderá filmar esse momento e assistir com a turma.


Passa, passa gavião
Todo mundo é bom!
A costureira faz assim
A costureira faz assim,
 Assim, assim, assim, assim!
 Passa, passa gavião
Todo mundo é bom!
O médico faz assim
O médico faz assim,
 Assim, assim, assim, assim!
Passa, passa gavião
Todo mundo é bom!
A professora faz assim
A professora faz assim,
Assim, assim, assim, assim!
(motorista/dentista/etc.)

Thelma Cham – CD Corpo de Voz

2ª atividade:

Professor, disponibilize uma cópia do poema abaixo para cada aluno e peça para fazer a leitura.

TEATRO DAS PROFISSÕES

 Eu sou um serralheiro,
Trabalho o dia inteiro,
Gosto muito do que faço,
Trabalho com solda e aço...
Eu sou um bombeiro,
Tenho ambulância e carros pipas,
E sempre chego primeiro,
Combatendo o fogo e salvando vidas...
Eu sou um engenheiro,
E construo a cidades,
Projeto prédios inteiros,
Escolas, casas e maternidades...
Eu sou a médica,
Cuido dos doentes e machucados,
Dou remédios na dose certa,
 Para que todos fiquem curados...
Eu sou a costureira,
Trabalho com linha e panos de algodão,
Faço roupa nova e faceira,
Mas também remendo furos, e prego botão...
Eu sou o marceneiro,
Faço moveis de todos os lugares,
Cozinha, sala, quarto e banheiro
 Preenchendo todos os lares...
Eu sou o motorista,
E levo coisas que você ainda não viu,
 No caminhão carga, no ônibus o turista,
Viajando pelas estradas do Brasil...
Eu sou a dentista,
E cuido bem do seu sorriso,
Cárie não aparece na minha vista,
Pois para tirá-la, faço o que for preciso...
Eu sou o eletricista,
Trabalho com eletricidade,
 Levo luz para que precisa,
Em qualquer lugar da cidade...
Eu sou a enfermeira,
E cuido dos dodóis dos doentes,
E dou vacinas certeiras,
 Nos  bumbuns de todas as gentes...
Eu sou o policial,
E patrulho todas as ruas,
Dia e noite, para mim é normal,
Para garantir a segurança sua...
Eu sou a professora,
Ensino matemática e ABC,
Para que tenhas uma vida promissora,
E assim, inteligente crescer...

Marco Ramos -  http://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=51261  

Em seguida, converse com os alunos sobre as profissões retratadas no poema.

Vocês conhecem todas as profissões que estão no poema?
       
Alguém na família de vocês tem alguma profissão do poema? Quem? Qual profissão?

Com qual profissão cada um de vocês se identifica?

Quem já pensou na profissão que vai ter no futuro?

Bombeiro, dentista, criador de abelhas, artista de circo, desenhista de história, médico... 
Qual profissão vocês gostariam de ter?

Professor, nesse momento, disponibilize folhas de papel branco e peça aos alunos que se imaginem exercendo a profissão pensada por eles.  

Depois, monte um varal na sala de aula com os desenhos da turma.

Veja o plano completo clicando aqui


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...