O trabalho de cada um: as diversas profissões
Autora Mariane Éllen da Silva
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender
com esta aula
Conhecer as várias profissões, suas áreas de
atuações e a importância para a sociedade;
Representar por meio de desenhos algumas
profissões;
Realizar entrevistas sobre o tema;
Comparar algumas profissões do passado com as
atuais.
Duração das atividades
Aproximadamente 300 minutos –
Cinco (5) atividades de sessenta (60) minutos cada uma.
Conhecimentos prévios
trabalhados pelo professor com o aluno
Professor, é necessário que o aluno
tenha habilidades básicas de leitura e escrita. Deverá também ser capaz de
expor seu pensamento através da linguagem oral.
Estratégias e recursos da aula
1ª Atividade:
Professor, organize a turma em
roda de conversa e proponha algumas brincadeiras sobre profissões. Sugerimos:
Assentados em roda, motive os
alunos para a brincadeira. Professor diga: "Estou pensando em alguém que
faz pão". Os alunos tentam adivinhar e dizer o nome da profissão. Quando
alguém acertar, deverá escrever na lousa o nome da profissão.
O jogo continua, com o aluno
seguinte, na roda. Sugestões: conserta
sapatos, faz comida...
Professor, com os alunos
organizados em uma roda, leia e cante a letra da música sugerida abaixo.
Combine com a turma que no momento de falar o nome de uma profissão, os alunos
deverão fazer mímicas. Você poderá filmar esse momento e assistir com a turma.
Passa, passa gavião
Todo mundo é bom!
A costureira faz assim
A costureira faz assim,
Assim, assim, assim, assim!
Passa, passa gavião
Todo mundo é bom!
O médico faz assim
O médico faz assim,
Assim, assim, assim, assim!
Passa, passa gavião
Todo mundo é bom!
A professora faz assim
A professora faz assim,
Assim, assim, assim, assim!
(motorista/dentista/etc.)
Thelma Cham – CD Corpo de Voz
2ª atividade:
Professor, disponibilize uma
cópia do poema abaixo para cada aluno e peça para fazer a leitura.
TEATRO DAS PROFISSÕES
Eu sou um serralheiro,
Trabalho o dia inteiro,
Gosto muito do que faço,
Trabalho com solda e aço...
Eu sou um bombeiro,
Tenho ambulância e carros pipas,
E sempre chego primeiro,
Combatendo o fogo e salvando
vidas...
Eu sou um engenheiro,
E construo a cidades,
Projeto prédios inteiros,
Escolas, casas e maternidades...
Eu sou a médica,
Cuido dos doentes e machucados,
Dou remédios na dose certa,
Para que todos fiquem curados...
Eu sou a costureira,
Trabalho com linha e panos de
algodão,
Faço roupa nova e faceira,
Mas também remendo furos, e prego
botão...
Eu sou o marceneiro,
Faço moveis de todos os lugares,
Cozinha, sala, quarto e banheiro
Preenchendo todos os lares...
Eu sou o motorista,
E levo coisas que você ainda não
viu,
No caminhão carga, no ônibus o turista,
Viajando pelas estradas do
Brasil...
Eu sou a dentista,
E cuido bem do seu sorriso,
Cárie não aparece na minha vista,
Pois para tirá-la, faço o que for
preciso...
Eu sou o eletricista,
Trabalho com eletricidade,
Levo luz para que precisa,
Em qualquer lugar da cidade...
Eu sou a enfermeira,
E cuido dos dodóis dos doentes,
E dou vacinas certeiras,
Nos
bumbuns de todas as gentes...
Eu sou o policial,
E patrulho todas as ruas,
Dia e noite, para mim é normal,
Para garantir a segurança sua...
Eu sou a professora,
Ensino matemática e ABC,
Para que tenhas uma vida
promissora,
E assim, inteligente crescer...
Marco Ramos -
http://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=51261
Em seguida, converse com os
alunos sobre as profissões retratadas no poema.
Vocês conhecem todas as profissões que
estão no poema?
Alguém na família de vocês tem alguma
profissão do poema? Quem? Qual profissão?
Com qual profissão cada um de vocês se
identifica?
Quem já pensou na profissão que vai ter
no futuro?
Bombeiro, dentista, criador de
abelhas, artista de circo, desenhista de história, médico...
Qual profissão
vocês gostariam de ter?
Professor, nesse momento,
disponibilize folhas de papel branco e peça aos alunos que se imaginem
exercendo a profissão pensada por eles.
Depois, monte um varal na sala de
aula com os desenhos da turma.
Veja o plano completo clicando aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário