terça-feira, 15 de junho de 2010

Mascote da copa 2010


Zakumi - Mascote da Copa do Mundo de 2010 na África do Sul - 19º Copa do Mundo


Quem é Zakumi?

Zakumi é a mascote oficial da Copa do Mundo de 2010 da África do Sul.

 
O que é Zakumi?

Zakumi é um leopardo com o cabelo verde de 16 anos (em 2010).

O que significa Zakumi?

O código "ZA" representa a África do Sul ("Zuid-Afrika" em holandês) e "Kumi" significa dez (ano da Copa do mundo) em várias línguas africanas. A palavra "Zakumi" também pode ser entendida como "vem aqui" em algumas línguas sul-africanas.

 
Quando Zakumi nasceu?

Zakumi foi apresentado em 22 de setembro de 2008, mas a mascote "nasceu" em 16 de junho de 1994, dia da juventude na África do Sul. O ano de 1994 representa o nascimento de uma nova África do Sul, com a introdução das eleições democráticas no país. Como Zakumi terá 16 anos na Copa do Mundo ele também representa a nova geração que nasceu num país sem a política racista do Apartheid.

 
O que é Apartheid
O Apartheid foi uma política racial adotada legalmente em 1948 na África do Sul. Apartheid significa "separação" em africâner, língua germânica falada na África do Sul e na Namíbia. Neste regime a população negra (maioria no país) tinha de viver separada da minoria branca e não era reconhecida como cidadã em seu próprio país. O Apartheid foi abolido em 1990. Quatro anos depois a África do Sul escolheu para presidente em eleições diretas o principal representante do movimento anti-apartheid, Nelson Mandela.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...